terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Sessão inaugural do CinePasárgada homenageia São Bernardo




O encontro do cinema com a literatura será o ponto de partida do novo cineclube do Recife, o CinePasárgada. As exibições ocorrerão semanalmente no Espaço dedicado a Manuel Bandeira e pretendem discutir as várias faces da relação entre as duas expressões artísticas. Para a sessão inaugural, que será nesta quinta-feira (10 de fevereiro), às 17h, o filme escolhido é São Bernardo e o debatedor João Paulo Lima e Silva Filho.

A ideia é que após a exibição de São Bernardo, filme de Leon Hirszman de 1971 adaptado da obra homônima de Graciliano Ramos, o convidado, que é doutor em Sociologia e pesquisa a relação entre sociologia e literatura a partir de Graciliano Ramos, traga algumas questões sobre a obra literária e a fílmica. Segundo João Paulo, o debate tentará levantar algumas questões como, por exemplo, a verossimilhança dos personagens Paulo Honório e Madalena e a voz narrativa do livro. Na fala ela também pretende comparar as duas obras.

São Bernardo, de acordo com a crítica cinematográfica, é uma das principais obras do cineasta carioca, considerado um dos expoentes do Cinema Novo. Leon também adaptou para o cinema Eles não usam black-tie, obra teatral de Gianfrancesco Guarnieri. A adaptação cinematográfica da obra regionalista foi roteirizada pelo cineasta e conta com a atuação de Othon Bastos e Isabel Ribeiro nos papéis de Paulo Honório e Madalena respectivamente. O tratamento rude do próspero fazendeiro, suas obsessões e subjugação dos trabalhadores rurais e feminina são alguns dos temas levantados por Graciliano e que foram mantidos na versão cinematográfica.

O convidado – João Paulo Lima e Silva Filho é graduado em Sociologia pela Universidade de Nancy 2 na França e fez seu mestrado em Ciências Sociais em Lyon. Em 2010 concluiu o doutorado na UFPE.

A curadoria – O CinePasárgada tem como curadoras as pesquisadoras Ângela Gandier, Gabriela Saldanha e Raquel do Monte. Ângela é doutoranda em Teoria da Literatura pela UFPE e professora do ensino superior de Literatura. Gabriela é mestre em Multimeios/ Cinema pela Unicamp e atua na área jornalística. Raquel é doutoranda em Comunicação pela UFPE e jornalista.

Para o cineclube as curadoras pretendem organizar sessões temáticas e já estão previstas as próximas que discutirão poesia, teatro, literatura e cinema e biografismos. No primeiro mês a discussões serão em torno do regionalismo. O CinePasárgada pretende também promover mini-cursos sobre assuntos correlatos ao cinema e a literatura.


Serviço:
CinePasárgada – Sessão São Bernardo.
Quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011, às 17h.
Espaço Pasárgada, Rua da União, 263, Boa Vista.
Aberto ao público, gratuito.

3 comentários:

  1. Com relação a esses mini-cursos sobre assuntos correlatos a cinema e literatura, vcs têm maiores informações?
    Grato,
    Alexandre Teles

    ResponderExcluir
  2. Alexandre, os mini-cursos ocorrerão em breve. Acredito que mais no final do semestre.

    ResponderExcluir