segunda-feira, 11 de abril de 2011

CINEPASÁRGADA TRAZ A LITERATURA NO CURTA-METRAGEM PARA AS SESSÕES DE ABRIL





Em abril, o CinePasárgada participa das comemorações em homenagem ao aniversário do escritor pernambucano Manuel Bandeira, nascido em 19 de abril de 1922, e exibe o curta- metragem O Poeta do Castelo (1959), de Joaquim Pedro de Andrade. No filme, versos de Manuel Bandeira, lidos pelo próprio poeta, acompanham e transfiguram os gestos banais da rotina em seu pequeno apartamento no centro do Rio de Janeiro. A modéstia de seu lar, a solidão, o encontro provocado por um telefonema, o passeio matinal pelas ruas do bairro.

E para expandir a leitura cinematógrafica, na seqüência ao filme O Poeta do Castelo, o público irá conferir mais três curtas premiados sobre escritores que tiveram no Recife morada e inspiração. São eles: Soneto do Desmantelo Blue (1992), de Cláudio Assis, em homenagem ao poeta Carlos Pena Filho; Clandestina Felicidade (1998), de Marcelo Gomes e Beto Normal, e O Triunfo (2007), de Georgia Alves, inspirados em contos de Clarice Lispector.

Além de possuírem a literatura brasileira como base de suas narrativas, os quatro filmes são trabalhos inaugurais dos respectivos diretores que apresentam linguagens poéticas singulares para tratar do universo imagético criado por cada escritor. Para o debate, as jornalistas e curadoras do cineclube Gabriela Saldanha e Raquel do Monte convidam o público para uma conversa sobre os aspectos literários e fílmicos presentes nos curtas. A sessão começa às 18h, quinta-feira, dia 14, com entrada gratuita. O CinePasárgada fica na rua da União, 263, Boa Vista.

Serviço:

Sessão “curta os escritores”:

O Poeta do Castelo (11min)
Soneto do Desmantelo Blue (9 min)
Clandestina Felicidade (15 min)
O Triunfo (10 min)

Quinta-feira, 14 de abril de 2011, às 18h.

Espaço Pasárgada, Rua da União, 263, Boa Vista.

Aberto ao público, gratuito.

cinepasargada.fundarpe@gmail.com

www.cinepasargada.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário