O CinePasárgada traz para a pauta de reflexões nas sessões do mês de setembro as diversas presenças da literatura no cinema contemporâneo. Para a exibição desta quinta-feira, dia 8, às 19h, o filme escolhido será a produção francesa Persepólis.
Persepólis é uma animação de 2007 que narra a trajetória de uma jovem iraniana ante as mudanças políticas de seu país, da queda do Xá Reza Pahlevi à chegada do aiatolá Khomeini. O filme é uma derivação do romance homônimo e autobiográfico de Marjane Satrapi. Para a curadoria do CinePasárgada, o texto da escritora radicada na França indica os vários diálogos viabilizados pela literatura contemporânea, já que o mesmo foi feito em quadrinhos. A série de quatro livros escritos nos primeiros anos da última década alçou a escritora iraniana ao posto de uma das mais respeitáveis romancista gráfica da atualidade.
O filme dirigido por Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi ganhou vários prêmios importantes na Europa, como o prêmio do júri no Festival de Cannes em 2007 e o César de melhor obra de estreia e roteiro adaptado.
Após a sessão as pesquisadoras de cinema Raquel do Monte e Gabriela Saldanha debaterão sobre Persepólis junto com a plateia. As sessões do CinePasárgada são abertas ao público e ocorrem quinzenalmente no Espaço Pasárgada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário