Imagem / Palavra. Cinema / Literatura: cenas reversíveis e lugares estratégicos de formas e narrativas. O diálogo entre cinema e literatura motivou e permanece estimulando muitos debates, reflexões e encontros na cultura brasileira moderna e contemporânea. A estreita relação entre Cinema e Literatura, além de ser umbilical, não se limita à tentativa de construir novas formas de olhar, mas também abre possibilidades de ancorar experiências estéticas a partir do jogo de espelhamentos que ocorre neste casamento entre imagem e palavra. A partir deste diálogo, nós do CinePasárgada decidimos organizar este cineclube, utilizando como dispositivo a imagem - da tela, do papel e do pensamento.
A nossa proposta inicial é que a cada sessão novas sensibilidades sejam substantivadas a partir das discussões promovidas em torno do eixo cinema e literatura. Para tanto, selecionaremos filmes brasileiros e estrangeiros que, extrapolando a dimensão da adaptação, favoreçam o trânsito de experiências e o aprofundamento em relação ao fazer artístico, sobretudo, o literário e o cinematográfico. Semanalmente promoveremos a apresentação de obras fílmicas clássicas e contemporâneas. Após a exibição, contarão com o debate em torno de questões estéticas, de linguagem e históricas suscitadas pelos filmes.
Promover esses encontros no espaço consagrado a Manuel Bandeira é para nós uma dupla possibilidade: o encontro com a escritura do poeta pernambucano e a legitimação da força poética do cinema.
Bons encontros, boas sessões, grandes reflexões!
Angela Gandier
Gabriela Saldanha
Raquel do Monte
Nenhum comentário:
Postar um comentário